O PROBLEMA DA TERRA NO BRASIL


Uma das questões que atravessaram a história do Brasil desde o período colonial foi o problema da terra.
O Brasil inicialmente foi constituído para fornecer produtos tropicais manufaturados em larga escala voltados para o mercado externo. Sendo base desta estrutura o latifúndio a monocultura e a escravidão.
E o latifúndio a partir de então, se tornou como um parasita na história do país. Ao mesmo tempo, que se tornava grande gerador de divisas para o país, impediu por um longo período que o país passasse por um processo de industrialização de uma maneira sólida. Assim como, criou um elite que em diversos momentos interveio no processo político, de maneira direta ou indireta, visando medidas que perpetuassem seus “direitos e regalias”, e quem se opusesse a este grupo teria vida curta na política nacional testificado ao longo da história do Brasil.
Prova disso é o atual governo onde os ruralistas recuperaram todo o terreno e prestigio que desde á república velha não ocorria. Mergulhando  o país de volta a incertezas e assuntos que já eram superados como trabalho escravo, criminalização de movimentos sociais e a volta da economia Brasileira para a exportação de produtos agrícolas manufaturados não importando nada alem disso como no período colonial.
Assim aqueles que detêm a terra continuam como ontem, hoje e sempre a ditar os rumos do país de maneira direta ou não. Agro não é pop, Agro não é tudo.

  

Comentários