Um presidente da república marcou Petrópolis, construindo uma relação de carinho com a cidade, Getúlio Vargas.
Um momento marcante foi em 1931, cinco meses após sua chegada o governo, após a revolução e foi recebido por uma enorme multidão. Alguns momentos importantes de Getúlio na cidade foram: abertura do Centro de Educação Física do 1º B.C, junto ao novo quartel, abertura da creche do Itamarati e participou da solenidade de sepultamento dos restos mortais de D. Pedro II e da Imperatriz Dona Tereza Cristina como orador.
Várias decisões importantes foram tomadas por ele durante estadias no Palácio Rio Negro, dentre elas, o Tratado de Petrópolis que anexava o acre ao Brasil , assinou também a criação do Ministério da Aeronáutica e Anistia Geral para os presos políticos condenados desde julho de 1934. Com isso Luiz Carlos Prestes ganha liberdade após nove anos de prisão.
No que tange a Petrópolis, assinou a criação do Museu Imperial, onde era o Palácio de Verão da Família Imperial, sendo parte dos festejos do centenário da cidade. A sua morte , em agosto de 1954, cousou grande comoção em Petrópolis. Vários monumentos foram cobertos por crepe negro, carros desfilaram nas ruas exibindo quadros do presidente.
Houve paralisação na Indústria e comércio, vários operários saíram das fábricas marchando em silêncio rumo ao centro da cidade. Ocorreram manifestações contra a UDN apontada pelos petropolitanos como responsável do suicídio de Getúlio Vargas.
Sem sombra de duvidas Getulio Vargas construiu uma importante história com a nossa cidade, caminhando pelas ruas e admirando as belezas e encantos da cidade. Tornando-a palco de importantes decisões para o país.
Fonte :
Tribuna de Petrópolis
Comentários
Postar um comentário