BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL

         
Ao deparar-se com os problemas que o país enfrenta, percebemos que a discussão não é meramente sobre os temas que permeiam o senso comum da população por meio da mídia como a corrupção, redução de impostos e do tamanho do Estado, mas sim um problema social.
Muitos que fazem discursos inflamados contra a corrupção e pedem intervenção militar, são os mesmos que fecham os olhos para toda a corrupção presente na História do Brasil principalmente ao longo da ditadura militar que tantos defendem. De 1895 até 1960, o nosso país comparado a outros no mesmo estágio de evolução na época, era um dos que mais crescia. Já com o final da ditadura militar, os militares devolveram um país afundado em dividas e refém do FMI. Acentuando a desigualdade social devido ao processo de acumulação de capital na ditadura que favoreceu apenas ao andar de cima.
Quando se fala em redução de impostos e consequente redução do Estado, tão pregada pela mídia visa apenas o beneficio do mercado e da sociedade de consumo que vivemos. Mas será que o brasileiro tem noção do que significa isso?
Reduzir impostos não significa apenas baratear serviços e produtos, mas sim retirar recursos que financiam saúde, educação e programas sociais. Com tudo sendo privado seremos privados de tudo, pois com um salário mínimo que a maioria da população vive não conseguiria pagar um plano de saúde, uma escola particular para os filhos e ainda manter sua casa com todas as despesas que lhe são inerentes.
O Estado é ator fundamental na solução do problema social existente no Brasil, por meio de uma regulamentação das grandes fortunas, uma tributação maior para quem ganha mais e não para quem ganha menos. Assim com ampliação de investimentos em programas sociais, atrelados ao ensino e ampliação de postos de trabalho. Valorização das grandes empresas nacionais, e uma maior presença do Estado nelas, pois o maior beneficiário destas empresas deve ser o povo não o mercado.
E o principal a presença do estado regulamentando os meios de comunicação para garantir à construção de uma sociedade mais atenta a realidade do país e não aos interesses particulares que nada tem a ver com a sociedade.
Assim podendo combater a aversão à política presente na sociedade atualmente, combater também o punitivismo presente que em nada resolve apenas serve de máscara para a verdadeira realidade e interesses dos poderosos. E outras soluções miraculosas e extravagantes como intervenção militar, fruto de desinformação e ignorância.

Comentários