Contexto Geral:
No Final do séc. XVIII o regime político que vigorava era o absolutista, baseado na sucessão hereditária e na teoria do poder divino dos reis. A sociedade do Antigo Regime tinha como base a organização estratificada da sociedade em três estados:
Primeiro Estado: era composto pelo clero, era dividido segundo a condição social em alto clero e baixo clero.
Segundo Estado: Era composto pela nobreza.
Terceiro Estado: Formado pelo restante da população, representado pela burguesia e pelas camadas populares.
O Conflito
A explosão desta crise se deu por diversos fatores dentre eles fatores econômicos, sociais e políticos:
Fatores sociais: estavam ligados ao terceiro estado, onde principalmente a burguesia inspirada pelos ideais iluministas passando a contestar o privilégio dos reis.
Fatores Econômicos : Estavam ligados ao déficit econômico por conta do governo Frances gastar mais do que arrecadava.Aliado a crise de abastecimento que o país enfrentava
Fatores políticos: O desgaste oriundo do conflito de independência das treze colônias, e a reforma fiscal que afetava principalmente aqueles que detinham terras e riquezas.
O ápice da crise se deu em 1787, quando os ministros de Luis XVI proporem uma reforma fiscal, que afetava os mais ricos. Essa crise se desdobrou em uma crise administrativa obrigando assim o Rei Luis XVI convoca os Estados Gerais.que era uma assembleia que representava os três estados que não era convocada desde 1614.
Essa assembleia ficou em impasse até julho de 1789 quando é convocada a assembleia constituinte. Após a demissão de um ministro o povo toma as ruas até a tomada da Bastilha que alem de um deposito de armas funcionava como uma prisão símbolo do Antigo Regime.Em 26 de Agosto é aprovada a declaração dos direitos dos homens e do cidadão que dentre outras coisas estabelecia o confisco das terras da Igreja, além de golpear os direitos da nobreza e do clero.
Monarquia Constitucional
O rei em 1791 tenta fugir da frança para se organizar e retomar o poder mas os revoltosos o prendem e o reconduzem a França para jurar obediência a constituição, estabelecendo uma Monarquia constitucional.
O estado passou a ser organizado em três poderes :
- Executivo.
- Legislativo.
- Judiciário.
Após a elaboração da carta Magna foram constituídos Grpos de diversas correntes políticas os principais eram:
Jacobinos: Republicanos radicais que representavam a pequena burguesia e as camadas mediam de paris.
Girondinos: Republicanos moderados de um caráter monarquista.
Sans Culottes: Eram um grupo urbano que defendia ideias mais radicais. Eram compostos em suas fileiras artesãos lojistas e operários.
Após o exercito popular derrotar os Austríacos e prussianos o rei foi acusado de colaborar com os estrangeiros, foi preso e acusado de traição as eleições são convocadas e a assembleia é substituída pela convenção nacional que condena o rei a morte .
Além disso, estabelece o sufrágio universal masculino, o direito de greve e o fim da escravidão nas colônias francesas.
Tem inicio a fase de terror onde Robespierre um dos expoentes da revolução institui o comitê de Salvação publica e o tribunal revolucionário onde todos que eram contra ou ofereciam risco ao processo revolucionário. Eram perseguidos e julgados.
No período de 1795-1799 tem fim a participação popular, ficando conhecida como a reação Termidoriana que institui o diretório como forma de governo. O grande expoente deste processo é Napoleão Bonaparte que após o golpe do 18 de Brumário se torna um dos três Cônsules e se tem inicio a era de Napoleão.
Referências
Comentários
Postar um comentário